Iracema Correia São Tiago, empresária que apresentou, na última semana, um documento alegando a posse de 80% das terras da famosa Vila de Jericoacoara, no município de Jijoca (CE), não promoverá qualquer alteração nas terras ocupadas da região.
A afirmação foi feita por seu sobrinho, Samuel Machado Guimarães, em entrevista ao jornal Folha de São Paulo.
Leia mais:
Empresária alega ser dona de 80% das terras de Jericoacoara, no Ceará; entenda o caso
Segundo Samuel, Iracema Tiajo deseja receber apenas as terras desocupadas que tem direito, levando em conta o acordo feito entre ela e o Estado do Ceará, que somam 49 mil metros quadrados, ou 4,9 hectares.
Inicialmente Iracema reivindicava uma área de 714 hectares na região, adquirida em 1983 por seu ex-marido, José Maria Machado, sendo aproximadamente 10% desse total localizados na vila.
A escritura pública, considerada legítima pela Procuradoria Geral do Estado do Ceará (PGE-CE) e apresentada ao Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), indica a compra de três terrenos que formam a Fazenda Junco I. Desses, 73,5 hectares estariam dentro de Jericoacoara, que atualmente possui 88,2 hectares.
Segundo a Folha, Iracema se separou de Machado, até então proprietário da área, em 1955 e, no acordo de divórcio, ficou estabelecido que ela receberia as propriedades.
A requisição final da aposentada de apenas 4,9 hectares da Vila de Jericoacoara leva em conta seu desinteresse por áreas ocupadas, como casas de residentes, comércios, praças, entre outros. Segundo Samuel, a vontade de Iracema sempre foi retomar a propriedade das áreas livres.
The post Empresária que seria dona de 80% de Jeri não irá desalojar vila, diz sobrinho appeared first on InfoMoney.