O número de investidores pessoas físicas na Bolsa de Valores do Brasil (B3) ultrapassou os 19 milhões em 2024, em uma alta consecutiva que já soma mais de 80% de novos entrantes desde 2020. Junto com o aumento do número de pessoas diversificando os aportes, também cresce a necessidade de declarar os ganhos no Imposto de Renda – e contar com ferramentas que agilizam o processo de forma segura é essencial.
Para auxiliar os investidores, o aplicativo Grana Capital, parceiro da B3, automatiza as três etapas da obrigação do Imposto de Renda da bolsa: cálculo, pagamento e declaração. Além disso, a ferramenta ainda auxilia na identificação de oportunidades para reduzir o tributo devido com base em dispositivos legais que nem todos os investidores conhecem ou utilizam.
Segundo a Receita Federal, nos primeiros oito dias do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2025 (de 17 de março até 30 de maio), foram recebidas 3,2 milhões de documentos, o equivalente a 7% dos 46,2 milhões de informes que a autarquia espera receber durante o período deste ano. Os usuários do Grana podem sair na frente e garantir o acerto de contas – e a restituição – mais rapidamente.
Uma das funcionalidades do app Grana Capital é a Declaração Automática do IR da bolsa. O aplicativo gera um arquivo com todos os dados que o contribuinte precisa informar à Receita, referentes a investimentos em renda variável no Brasil. Basta o usuário importar o arquivo no programa oficial do IRPF que as informações são preenchidas automaticamente, em seus devidos campos. Esse processo leva, em geral, menos de cinco minutos.
A analista de projetos Cintia Karine dos Santos usa o app há quatro anos e afirma que abandonou as planilhas para controlar os investimentos depois de conhecer a ferramenta desde então. “Era muito trabalhoso controlar meus ganhos e prejuízos. Como atuo em outra área, não tinha tempo para gerenciar esse processo de forma eficaz e o Grana surgiu como um verdadeiro assistente digital facilitando a vida”, diz.
A executiva investe na bolsa desde 2017 e passou a usar o app em 2021. “Tinha muita dificuldade em fazer minha declaração de Imposto de Renda. Agora, com o app, não preciso me preocupar mais”, diz.
Privacidade e segurança
A questão da privacidade dos dados é um dos diferenciais da ferramenta, uma vez que a inclusão dos dados no arquivo da Receita acontece dentro do computador do cliente. Dessa forma, o Grana não tem acesso aos demais dados da declaração do cliente, somente aqueles que o próprio app calculou.
O sistema do Grana foi homologado pela própria B3, que hoje indica o app em seu site como solução para o IR dos investimentos. A parceria com a instituição vai além da indicação: a B3 investiu no app em 2023, reforçando a confiança no produto.
Educadores financeiros renomados, como Gustavo Cerbasi e Professor Mira, recomendam o uso do aplicativo para os investidores que desejam fazer a gestão do capital e fugir da malha fina e de eventuais problemas com o fisco.
Para Cerbasi, “não há nenhuma outra solução com as funcionalidades e segurança do app Grana”. Já o Professor Mira, analista de investimentos CNPI com mais de 10 mil alunos, frequentemente indica o Grana nas suas redes sociais como solução de gestão de investimentos.
Para ter acesso a todos os benefícios do app, os clientes precisam assinar o plano Mais Grana Anual, que inclui a declaração automática do IR da bolsa, o Otimizador de IR (que ajuda a reduzir ou até zerar o IR da bolsa de forma legal), o cálculo de DARFs dos próximos 12 meses e também o cálculo retroativo desde janeiro de 2020, para resolução de pendências, se houver.
O cupom de desconto INFOGRANA dá 25% de desconto no plano Mais Grana Anual para contratações realizadas até 30 de abril.
The post App Grana Capital permite declarar investimento em Bolsa em menos de 5 minutos appeared first on InfoMoney.