Esta quarta-feira (16) é o último dia para sacar o “dinheiro esquecido” em bancos ou instituições financeiras, e o Banco Central (BC) emitiu um alerta sobre fraudes e golpes em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Em uma publicação nas redes sociais, o BC informou que muitos anúncios estão direcionando os usuários para sites que não pertencem à instituição. Nesses sites, os visitantes são informados de que têm valores “muito atrativos” a receber, mas são solicitados a pagar uma taxa para realizar o saque.
O Banco Central ressaltou que existe apenas uma página oficial para consultas e que não há cobrança de taxas.
“Qualquer outro site é falso! Não utilizamos páginas como consulta brasil, brasil consulta, consulte aqui, receba seu dinheiro ou semelhantes. Todos os serviços oferecidos pelo Banco Central do Brasil são gratuitos!”, alertou a instituição em sua postagem.
A orientação é que os cidadãos fiquem atentos e evitem fornecer informações pessoais em sites que não sejam do BC, garantindo assim a proteção contra fraudes.
Para verificar se há valores a receber, os usuários devem acessar o site oficial e fornecer dados pessoais. No caso de pessoas físicas, é necessário informar o CPF e a data de nascimento. Para pessoas jurídicas, o CNPJ e a data de abertura da empresa são exigidos.
Este é o último dia para que os cidadãos retirem os R$ 8,59 bilhões ainda disponíveis.
The post “Dinheiro esquecido”: Banco Central alerta para golpes nas redes sociais e WhatsApp appeared first on InfoMoney.